ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE PRODUTORES E BENEFICIADORES DE BORRACHA

Esqueceu a senha
Home
Diretoria
Propostas
Fundação
Novos Associados
Benefícios
Artigos
Boletim Apabor
Notas Técnicas
Referência Apabor
Eventos
Fale Conosco
Coágulo Apabor *
GEB-10 Apabor *
GEB-10 Mercado(SP, 15d)*

 

 

Artigo da Dra Lívia Moura de Souza sobre diversidade genética da seringueira vence I Prêmio Apabor Paulo Gonçalves



 

Artigo científico produzido pela Dra. Livia Moura Souza junto com pesquisadores da Unicamp que descreve mapeamento de Diversidade Genética para o Manejo e Uso de Recursos Genéticos da Borracha será apresentado no maior evento mundial da heveicultura
(clique aqui para acessar o artigo)

 

A Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha (Apabor) divulga o resultado do I Prêmio Apabor Paulo Gonçalves. O estudo Estratégia de Diversidade Genética para o Manejo e Uso de Recursos Genéticos da Borracha: Mais de 1.000 Acessos Silvestres e Cultivados em uma Coleção Nuclear de 100 Genótipos, publicado na plataforma PLOS, descreve a diversidade genética da Hevea spp. complexo que está disponível na América do Sul, incluindo populações amazônicas que nunca foram descritas anteriormente. A partir da 1.117 acessos genotipados com 13 marcadores microssatélites, os criadores de seringueiras podem utilizá-los para melhorar o cultivar e, consequentemente, a qualidade da borracha que será produzida.

 

“Estamos muito contentes com esta primeira Edição do Prêmio! Dr. Paulo Gonçalvez esteve entre os principais responsáveis pelo sucesso da Heveicultura no Planalto Paulista, hoje responsável por mais de 65% da produção Nacional. É uma contribuição singela, mas muito importante para estimularmos, sobretudo as novas gerações de pesquisadores, que serão parte fundamental do futuro desta cultura em nossa região, ajudando a promover cada vez mais competitividade à nossa Cadeia Produtiva a reposicionando de forma estrategica no mercado mundial”, explica Diogo Esperante, diretor executivo da Apabor.

A autora principal, Lívia Moura de Souza, foi premiada com uma bolsa integral para custeio de viagem (traslado, estadia e alimentação) para apresentar o trabalho no International Rubber Conference 2019, maior congresso de heveicultura do mundo,  realizado pelo IRRDB (International Rubber Research and Development Board). O evento acontecerá entre os dias 30 de setembro e 1 de outubro na Cidade de Nay Pyi Taw (capital de Myanmar) e será representada por Carla Cristina Silva.

"Estou honrada e agradecida por receber este prêmio. Fomos e ainda somos inspirados e motivados pelo Dr. Paulo Gonçalves, sua dedicação e imenso conhecimento sobre a cultura da seringueira são admiráveis. Nosso trabalho está longe do fim, mas o que fizemos até agora já fez uma enorme diferença para o desenvolvimento da pesquisa na heveicultura nacional", comemora Lívia.

 

Sobre o prêmio

 

Incentivada pela entrega da Medalha B.C. Sekhar ao Dr. Paulo Gonçalves, durante o 11º Ciclo de Palestras sobre a Heveicultura Paulista em 2018, a diretoria da Apabor, criou o prêmio que leva o mesmo nome do homenageado, devido a grande contribuição do mesmo para o desenvolvimento da heveicultura brasileira. Gonçalves, que é o Doutor em genética e melhoramento de plantas e atualmente pesquisador no Instituto Agronômico (IAC) em Campinas, é reconhecido internacionalmente por produzir e contribuir com diversos estudos sobre o setor e melhorar a genética e produção das seringueiras. A Medalha B.C. Sekhar é maior honraria do mundo acadêmico da Borracha Natural concedida todos os anos pelo IRRDB - aos maiores expoentes internacionais do setor.

 

O objetivo do I Prêmio Apabor Paulo Gonçalves é promover a tradição científica e humana criada por Dr. Paulo Gonçalves e motivar jovens pesquisadores a se dedicarem à cultura atraindo e retendo talentos para o desenvolvimento da tecnologia e da pesquisa na heveicultura nacional.

 

A APABOR é uma associação paulista que assiste produtores e beneficiadores de borracha natural associados em todos os seus interesses comuns, a fim de possibilitar-lhes maior proteção e maior valorização técnica de seus produtos. Além de manter relações com sindicatos e federações bem como demais entidades particulares, nacionais e internacionais, que possam facilitar ou colaborar com a Apabor na consecução dos seus objetivos.

 

Outro objetivo é colaborar com os órgãos do governo, na elaboração, implantação, proteção e execução de programas relacionados com o desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Borracha Natural no país.

 

 Fundada em 1992, tem entre seus membros ativos mais de 20 mil hectares de seringueira plantada e 80% de todo o beneficiamento de Borracha Natural do país. Nestes últimos 27 anos foi responsável por diversos marcos na expansão do Cultivo da Seringueira no país dentre eles a criação e execução de políticas de subvenção federal, apoio a pesquisas e extensão rural, melhoria da qualidade do produto nacional e fundação, junto a associações de outros Estados, de uma Representação Nacional, a ABRABOR.

 

Resultado de imagem para caminhão

Faça já sua inscrição enviando seu trabalho para o e-mail: atendimento@apabor.org.br

O PRÊMIO.

Por ocasião da premiação do Dr. Paulo Gonçalves no ano de 2018 com a Medalha B.C. Sekhar
(maior honraria do mundo acadêmico da Borracha Natural concedida todos os anos pelo IRRDB - International Rubber Research and Development Board aos maiores expoentes internacionais do setor) a APABOR decidiu, por meio de seu Conselho de Produtores, criar este prêmio.

O objetivo é promover a tradição científica e humana criada por Dr. Paulo Gonçalves e motivar jovens pesquisadores a se dedicarem à cultura por fim atraindo e retento talentos para o desenvolvimento da tecnologia e da pesquisa na heveicultura Nacional.

O ganhador do prêmio este ano receberá uma Bolsa Integral para custeio de sua viagem (traslado, estadia e alimentação) para apresentar seu trabalho no International Rubber Conference 2019 a ser realizado pelo IRRDB nos dias 30 de setembro a 1 de outubro na Cidade de Nay Pyi Taw (capital de Myanmar).

Os cinco melhores artigos selecionados também receberão suporte para envio e apresentação de seus trabalho na categoria pôster da Conferência.

AVALIAÇÃO.

A avaliação será baseada na relevância e inovação do trabalho para a comunidade cientifica e este deve atender aos seguintes critérios de elegibilidade:

I. Serem Inovadores e Originais.
II. Serem desenvolvidos no Brasil com a cultura da Seringueira nas seguintes áreas: Agronomia (Agronomy), Melhoramento de Plantas (Plant Breeding), Fitopatologia (Plant Protection), Explotação e Colheita de Látex (Latex Harvesting), Tecnologia do Processamento (Processing Technology) e Sócio Economia (Socio Economy).

DOCUMENTOS.

Confira abaixo os documentos pertinentes a sua inscrição:

Normas da Premiação
Modelo do Resumo

INSCRIÇÃO.

Faça já sua inscrição enviando seu trabalho para o e-mail: atendimento@apabor.org.br

CRONOGRAMA

Atividade

Previsão

Inscrição dos Trabalhos

05 de junho a 15 de julho

Publicação dos resultados

 5 de agosto

Inscrição do trabalho selecionado na Conferência (Realizada com a apresentação do passaporte válido do autor e contra apresentação do artigo completo*)

Até 09 de agosto

  • Caso o ganhador não apresente passaporte válido e o artigo completo imediatamente após a comunicação do resultado a comissão pode suspender a premiação.

 

Em caso de dúvida, entrar em contato pelo email ou telefone:

atendimento@apabor.org.br
Tel. (17) 3235-1088 

 

 

 

 

Bem-vindo à APABOR

 

 

 

Voltar Topo da página

 


Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha

Rua Mirassol, 2859 - Vila Redentora
15015-830 - São José do Rio Preto - SP
Tel. (17) 3235-1088
Tel. (17) 3235-4080
Cel. (17) 99623 - 6381 
e-mail. apabor@apabor.org.br


© 2001-2003 Apabor. Todos os direitos reservados.

   Desenvolvido por Natural