Notícias

Setor da borracha natural avança com novo Projeto de Lei que institui a RenovaBor

O setor de borracha natural deu mais um passo estratégico rumo ao reconhecimento e valorização de sua importância para o desenvolvimento econômico, ambiental e social do país. Foi apresentado na Câmara dos Deputados, no dia 31 de julho, o Projeto de Lei 3664/2025, de autoria da deputada federal Marussa Boldrin (MDB/GO), que institui a Política Nacional de Produção Eficiente da Borracha Natural — a RenovaBor.

A proposta legislativa tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva da borracha natural no Brasil, com foco na produção sustentável, incentivo à indústria nacional, estímulo à geração de créditos de carbono e descarbonização. O PL também prevê ações governamentais para fomentar o setor, garantir a competitividade do produtor nacional e viabilizar a inserção da borracha natural no mercado de carbono por meio de instrumentos como o CBIO (Crédito de Descarbonização).

Essa conquista é resultado de uma articulação firme e contínua liderada pela APABOR (Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha), pela ABRABOR (Associação Brasileira de Produtores e Beneficiadores de Borracha) e por diversas outras entidades representativas do setor. A construção coletiva e a união de esforços entre lideranças políticas, produtores, cooperativas e associações vêm mostrando força para garantir políticas públicas eficazes e duradouras para o segmento.

“Seguimos na missão de garantir um futuro mais justo, valorizado e sustentável para o setor da borracha natural. A apresentação do PL 3664/2025 é mais uma demonstração de que estamos no caminho certo”, destaca Fábio Tonus, diretor-executivo da APABOR.

Vale lembrar que este avanço se soma a outra grande vitória recente: a aprovação da Política Nacional da Borracha Natural, um marco histórico que visa garantir maior estabilidade e competitividade à cadeia. O setor permanece mobilizado para acompanhar a tramitação do novo projeto e garantir sua aprovação em todas as instâncias legislativas.