A safra de borracha natural 2025 em São Paulo começou com grandes perspectivas, impulsionada por condições climáticas extremamente favoráveis e por um bom preço de abertura. Contudo, o setor — com a APABOR em destaque — segue atento aos desafios que se impõem.
O aumento das importações ampliou a concorrência e gerou insegurança entre os produtores. Hoje, o Brasil vê a produção nacional de pneus representar apenas 34% das vendas, enquanto os importados já alcançam 66% do mercado.
Nesta entrevista ao Canal do Boi, o diretor executivo da APABOR, Fábio Tonus, detalha como essa inversão no mercado, somada à tarifação imposta pelos Estados Unidos — que afetou cerca de 30% da exportação brasileira —, tem impactado diretamente a cadeia produtiva e a confiança dos produtores paulistas.
👉 Entenda também por que a união e a parceria entre produtores, usinas e indústrias pneumáticas são fundamentais para manter a cadeia da borracha natural economicamente viável, sustentável e preparada para os desafios do setor.
LINK DA ENTREVISTA:
